Manual de Citações Bíblicas

Onde está escrito na Bíblia que a "única autoridade de fé e prática" dos cristãos é a própria Bíblia?

Resposta: Em lugar algum! Na verdade, o que a Bíblia afirma é exatamente o contrário. Vejamos:



# Em João 5, 39, o próprio Jesus Cristo declara:

“Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida.”

O Senhor afirma, claramente, que não basta só ler a Escritura!


# Em 1Timóteo 3, 15, o Apóstolo São Paulo declara, categoricamente:

“...Quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da Verdade.”

Outras traduções dizem que a Igreja é “a Casa do Deus Vivo, a base e o fundamento da Verdade”... A própria Bíblia não poderia ser mais clara, direta e incisiva na resposta: a coluna, o sustentáculo, a base, o fundamento da nossa fé é a Igreja, e não a Escritura! A Escritura é "inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça (cf. 2Tim 3,16-17), mas dizer que a Escritura é útil não é o mesmo que dizer que ela é a única regra. Exemplificando, eu poderia dizer que o sabão é útil para lavar louça, mas isso não significa que todos os pregos só possam ser pregados com um martelo.


# Em 2Pedro 1, 20 vemos que a Escritura não pode ser interpretada particularmente:

“Antes de mais nada, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular...”


# Em 2Tessalonicenses 2, 15, há uma clara exortação que demonstra que, além da Escritura, devemos observar a Sagrada Tradição da Igreja, isto é, a instrução apostólica:

"Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavras, seja por epístola nossa."

Guardar a Tradição, seja a passada por palavras, seja pelas epístolas dos Apóstolos (Novo Testamento da Bíblia). Não basta só a Bíblia: é preciso observar também a instrução da Igreja, e sempre foi assim.


# Se alguém ainda tiver dúvidas quanto à base bíblica da importância da Sagrada Tradição para os cristãos, basta conferir 2Tessalonicenses 3, 6, onde a instrução é ainda mais clara:

"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a Tradição que de nós recebeu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL". O campo "URL" não precisa ser preenchido.

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados. Nossa proposta é basicamente a catequese e a apologética: apresentar a Sã Doutrina, defender a Fé. Debates são esperados e bem-vindos, desde que se discutam ideias e não pessoas. Demonstrar sim, combater sim, discordar sim, condenar erros sim. Julgar pessoas não.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.